Conheça as Maravilhosas Praias em Manguinhos

PUBLICIDADE

fonte: INTER HOTEL JACARAIPE

Manguinhos é um bairro litorâneo da Serra. Surgiu a partir de uma vila de pescadores que começou a se formar no início de 1900. O balneário de Manguinhos é portanto originário de uma antiga Vila de Pescadores. Os moradores locais procuram preservar a tranqüilidade e a paisagem agreste e suas ruas são simples, sendo construída recentemente uma moderna praça, mas que não retirou a característica de uma vila, onde os seus nativos são os pescadores que vendem peixes na areia da praia e que saem cedo com seus barcos, retornando ao entardecer cheios de peixes.

 O fluxo de turistas aumenta no verão, mas, na baixa temporada, esta vila de pescadores oferece muita paz com uma praia limpa que encanta os que querem fugir da poluição.

Manguinhos é hoje refúgio de muitos veranistas. A principal atividade econômica do lugar é o turismo. Sua culinária é rica e tradicional servida em modernos restaurantes que oferecem bons frutos do mar e a tradicional moqueca capixaba, que segundo os moradores locais, em Manguinhos possui um sabor bem especial, pela qualidade da forma como é feita. Na culinária o destaque ainda é para o peixe peroá (conhecido como Porquinho no sul do Brasil) frito, uma das especialidades da região. O balneário de Maguinhos encontra-se situada a uma distância de 20 a 24 km de Vitória

Manguinhos é sinônimo de tranqüilidade e bucolismo. Possui águas limpas e calmas, com ondas fracas e uma faixa estreita de areia clara e fofa. O Balneário é um ponto de partida para passeios a pé até Bicanga e Carapebus, possuindo vegetação de restinga, preservada por lei e recanto seguro para a desova e nascimento das tartarugas marinhas.

Manguinhos e frutas do mar

Manguinhos e frutas do mar O nome deriva do terreno pantanoso, de Mangue, com vegetação específica que existia na região, embora o morador da região, Ronaldo Lourenço Rodrigues afirme que o nome deriva da fruta Manga que em tamanho pequeno havia em grande quantidade no local.

O censo de 1996 informa que a população de Manguinhos é de 1 mil e 100 habitantes. Em 2000, a população fixa era estimada em 1.500 habitantes, atingindo uma população flutuante de 3.000 habitantes nos meses de Janeiro e Fevereiro.

Na entrada do bairro o visitante atravessa uma pequena ponte que muitos julgam ser sobre o rio Manguinhos, mas que na verdade é sobre o rio Maringá, cuja foz ocorre num local chamado “Chaleirinha” onde vários pedaços
de pedras afloram na praia.

O rio Manguinhos, segundo Mapa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui a sua foz entre as praias de Bicanga e a de Manguinhos.

  • PRAIA DA ENSEADA

Possui os melhores restaurantes da nossa orla marítima, onde servem a melhor comida capixaba, camarão na moranga, moquecas, torta capixaba, bobó de camarão, e outros. Possui também uma pracinha que é ponto de encontro de jovens, tendo ao lado a praça dos pescadores, onde todos os dias é vendido peixe fresco.

  • PRAIA DA CHALEIRINHA

Praia onde se encontra poças térmicas naturais, com pedras de recifes de origem vulcânica.

  • PRAIA PONTA DOS FACHOS

Praia agreste, onde acontece a desova de tartarugas, atraindo turistas de várias localidades. Além destas praias, o balneário de Manguinhos também possui outras como: PRAIA DA MARESIA e PRAIA DOS SURFISTAS.

Tags: #manguinhos #Paraíso

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima