
Foto: Prefeitura Municipal de Serra
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), intensificou as visitas domiciliares para inscrição e atualização de famílias unipessoais no Cadastro Único (CadÚnico), conforme o Decreto Federal nº 12.417/2025. Agora, esse público só poderá ingressar no Bolsa Família após entrevista domiciliar — com exceção de famílias indígenas ou em situação de rua.
A ação integra o processo de averiguação cadastral de 2025, que busca reforçar a verificação das informações e garantir eficiência na gestão dos benefícios. Segundo a secretária Graziela Dalla Pagani, as equipes ampliaram o atendimento para evitar a perda de benefícios por falta de atualização, realizando visitas inclusive aos fins de semana.
De janeiro a junho deste ano, a Semas já realizou 1.152 visitas domiciliares, 29.561 atendimentos presenciais e 23.831 atendimentos administrativos. O cadastramento é gratuito e pode ser feito nos 11 CRAS do município e na Central de Cadastro Único, em Laranjeiras.